terça-feira, 5 de outubro de 2010

Perigo da " Rede Galvanizada Electro-soldada "

Qualquer criador de psitacideos, não descurando os restantes, tem por prática comum, construir as suas próprias gaiolas em rede galvanizada electro-soldada. O que a grande maioria desconhece é a existência de uma doença relacionada com este tipo de rede.

Certos psitacideos, como por exemplo os Ringneck, podem ter tendência a mordiscar a rede, incluindo os pontos de soldadura. Todo este material contém metais pesados, como o zinco, que uma vez alojados no estômago da ave, provocam a morte.

Os sintomas deste fenómeno manifestam-se na seguinte ordem: primeiro as aves tendem a ficar com olhos sonolentos; segundo começam a vomitar; terceiro, antes de morrerem, tendem a ficar paralíticas.

Uma vez detectada atempadamente, a ave deve ser levada a um veterinário da especialidade, existindo uma cura eficaz para a mesma.

Para prevenirmos esta situação, devemos passar toda a rede com uma escova de aço e vinagre. Assim, tiram-se todas as pontas soltas de solda e desactiva-se o poder dos metias pesados. Mais que isso, o vinagre desinfecta toda a rede.

Em 5 minutos podemos evitar problemas sérios.

Cumprimentos

CompanhiadosRedRumped

4 comentários:

  1. Excelente informação.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  2. olá caro colega.
    obrigado...
    estamos aqui e para aprender, e ajudar os nossas colegas que andam neste hobby, principalmente ajudar nestas informações que quase ninguém conhece!

    Abraço
    Companhiadosredrumped

    ResponderEliminar
  3. tinha um ring neck que morreu a muito pouco tempo.. i construi uma gaiola com esse tipo de rede.. i pus ela lá i depois morreu agora percebo a causa :'(

    ResponderEliminar
  4. Camarada, você realmente ajudou demais com essa informação. Parabéns!!!

    ResponderEliminar